Um perfil de Angatuba de 10 anos atrás

SOROCABAMAIS.COM

 

Angatuba fica aproximadamente 220 Km da Capital São Paulo. Sendo uma cidade pacata e simples, Angatuba está sempre de braços abertos aos visitantes e turistas, que sempre visitam a cidade. Angatuba possui lindas cachoeiras, e suas festas são as melhores do estado, senão a do Brasil. O carnaval angatubense é um dos mais conhecidos do Brasil, sendo visitado até por vários artistas famosos. Angatuba tem hoje, cerca de 23.000 habitantes, possui escolas, 1 centro cultural, 4 creches, 1 biblioteca pública com cerca de 12.300 livros, 4 indústrias de grande porte, e 45 de pequeno porte, 290 estabelecimentos comerciais, 4 agências bancárias, 3 hotéis,2 pesqueiro, 6 restaurantes. O forte do município é a agropecuária com uma área cultivada de 102.900 ha, divididos da seguinte forma: 30% cereais, citricultor, e batata; 28% de reflorestamento e 52 de pastagens. Na área de saúde, Angatuba tem merecido destaque pela alta qualidade dos serviços prestados, contando com uma Santa Casa com 58 leitos, 8 postos de Saúde, sendo 6 rurais e 2 urbano; um laboratório público e 2 particulares e ainda 5 clínicas particulares. Conheça Angatuba, vale a pena!!”

 

Olhos de fora-  Quem visita Angatuba fica impressionado com o sucesso da coleta seletiva e fica curioso para saber como o gestor municipal conseguiu esse feito.isso acontece porque, em muitas localidades o sistema foi tentado diversas vezes e através de estratégias diferentes . porém , a grande maioria fracassou. As pessoas de fora percebem mais a questão da coleta seletiva porque a comunidade angatubense já se acostumou. já incorporou o fato. Essa é uma das reflexões do prefeito sobre o tema.

 

Mortalidade infantil- Angatuba consegue mais uma vitória ,em termos de indicadores de saúde . Enquanto em 2001 morreram 8 crianças com menos de 1 ano, em 2002 esse numero recuou para 4. trata -se de um dado da maior importância , digno de figurar nas estatística de melhor desempenho de países em desenvolvimento . Em se tratando de Brasil , pais com graves problemas sociais , o resultado de Angatuba é extraordinário em termos de mortalidade infantil . Isso, naturalmente , não se deu da noite para o dia . É o resultado de um trabalho de anos , que inclui os investimentos em saneamento básico e atendimento às gestantes e nutrição.

 

Atendimento as gestantes-Em Angatuba há cerca de 40 partos/mês . Para isso , o município conta hoje com 2(dois)obstetras . A gestante passa por um trabalho que consiste em prepará-la para exercer a maternidade de forma plena e prazerosa . Para isso ,há uma equipe multiprofissional que acompanha a mulher durante sua gestação . São realizadas reuniões grupais de orientação , preparação física (hidroginástica) e consultas periódicas com obstetras e equipe de enfermagem . O trabalho acontece de forma integrada entre: Centro de saúde , CAPS e Santa Casa, e que garante o bom resultado do mesmo.

 

Projeto gosto de ler-Este é um convênio da prefeitura Municipal de Angatuba com a Secretaria Estadual da Cultura, visando o incentivo à literatura nas séries iniciais. Nesse trabalho de disseminação da literatura de boa qualidade, Angatuba recebeu a visita de diversos escritores.

 

Cultura: saída e encontro-“À juventude , estrato social mais atingido pelo choque da globalização , haveremos de disponibilizar programas de cunho educacional, cultural , esportivo e cívico que contribuíam para a formação e o exercícios da nova cidadania , exigência da sociedade atual”. ( José Emilio Carlos Lisboa, no discurso de posse em 1º de janeiro de 2001.

 

Abrindo  espaço-O papel do poder político, diante desse quadro, é fundamental. Em Angatuba a gestão atual tem a percepção do problema e buscou , o tempo todo , criar os meios para oferecer à juventude opções artísticas. Musica, teatro, cinema, palestras, leitura tiveram um crescimento notável . por determinação do prefeito, o antigo cinema da cidade se transformou em um grande centro cultural. Já está consagrado como espaço cultural de Angatuba . A prefeitura fez uma serie de reformas e adaptações , garantindo o abrigo de uma programação farta desde 2001. Ali a cidade pulsa, as coisas acontecem o tempo todo. Desde a sua inauguração , o espaço cultural já foi palco de muitos eventos memoráveis . Houve diversas projeções de filmes, peças teatrais com grupos locais , regionais e da capital . Alem de animadas noites musicais , já se tornou tradicional a roda de violeiros , que esta na quarta edição.” O espaço cultural é utilizado por toda a comunidade , mediante um agendamento prévio”diz a professora Lúcia . A casa da cultura continua exercendo papel importante . Abriga a biblioteca , com mais de 12.300 livros e um atendimento médio de 120 pessoas/dia . Esse acervo é de grande valia para suprir as necessidades dos cercas de5.600 alunos da rede publica de ensino . Outra iniciativa importante foi a descentralização da biblioteca pública parte dos acervos foi deslocado para as oficinas culturais. Também merece destaque a brinquedoteca, que empresta brinquedos por tempo determinado para as crianças da comunidade.

  • Débora Cristina:

    Uma década e muitas mudanças,como é encantador esse perfil de Angatuba.
    Pena já não vivermos num lugar tão acolhedor como um dia foi nossa cidade. Está tão distante da realidade atual, que se eu não vivesse aqui 10 anos atrás, certamente, não acreditaria!